quarta-feira, 25 de março de 2009

Há 2 meses atrás, numa hr dessas, eu tava tentando engolir o choro e a dor e ir pro aeroporto. Nem gosto mto de lembrar desse dia, e de pensar que faltava 1 dia pro meu aniversário, mas eu nem conseguia me importar com isso. É, fiquei mais velha voando. Nunca falei mto desse dia, foi uma mistura de sensaçoes. Eu me senti mto triste, meu coraçao mto apertado e chorava mto, mas, ao mesmo tempo, tinha toda a curiosidade do que estava me esperando lá embaixo, qdo o aviao descesse. Qdo cheguei em NJ, parecia que eu tava mais tranquila e aproveitaria aquela semana como um passeio e deixaria pra pensar depois, mas, no mesmo dia, indo pra NY com as meninas, só consegui ficar triste e chorar e, acreditem, consegui odiar New York. rs
Isso prova que o mundo externo é reflexo do nosso mundo interno, pq todos sabem como NY é uma cidade linda... no dia 26 de janeiro de 2009, NY pra mim era apenas um lugar escuro, frio, triste e que não chega aos pés do Brasil. É, isso completa 2 meses... por um lado, já, por outro, ainda. Nem sei explicar.
Tive mtos pensamentos por esses dias. Eu diria que hj estou num dia bom, um pouco mais tranquila, mas não é sempre assim, como não foi nesse fim de semana. Acho que foi um dos piores desde que cheguei. Minha reflexão começou pendir pra esse lado na sexta a noite, qdo eram quase 9:30pm, e eu tava ainda dentro dessa casa, com o baby, fazendo trabalho extra, aceitei pra ganhar mais $. Aí parei e pensei “sexta-feira a noite e eu aqui” e, pior, o dia seguinte era sábado e eu não tinha nenhum plano melhor que isso tb, nem pra domingo. Eu aqui, longe de todos que amo, com saudade, nesse país distante, cuidando de criança, cansada, querendo q chegue o fim de semana... aí ele chega e eu não sei o que fazer com ele. Deu uma sensaçao mto ruim.
Sábado, tentei de tudo, mas não achei nada empolgante pra fazer, e nem desempolgante, fui na casa da Renata e demos uma volta pelos mesmos lugares de sempre, digo, farmácia e loja, mas esse fds tinha o fato de que eu não queria gastar tb, entao o que ia fazer em loja? Eu tava pior tb com o assunto das férias minhas q nada tava dando certo, mas ainda chego lá.
Voltei pra casa triste por não ter achado nada pra fazer melhor do que ficar aqui, aí fui ler meus e-mails. A Moira agora que tá estudando pra ser psicóloga tá cheia de me mandar uns e-mails filosóficos, né. E eu tô com mania de ler... rs! Aí li um que falava sobre a nossa vida, que temos que ter um “amante”, esse amante pode ser um amor, um amigo, um hobbie, qualquer coisa que faça vc se sentir bem, que dê um sentido para a sua vida, pq a gente não deve apenas “ir levando”, temos que viver cada dia com intensidade, etc., essas coisas que até de certa forma já são clichês, mas não deixam de ser verdadeiras. E isso mexeu mto comigo, sabe.
Eu sou cheia de me questionar sobre a vida, sobre a morte, de onde viemos, pra onde vamos, como começou, porque? Se é que vamos pra algum lugar, e etc... Sempre sinto um enorme vazio por não saber responder essas questoes e um vazio maior ainda por não saber se um dia elas serao respondidas ou não! Mas, enfim... É fato que um dia vamos morrer, continue ou não depois, essa vida terrena vai acabar e essa é uma verdade da qual nós não podemos fugir. Aliás, sempre digo que essa é a maior ironia da vida, pois vivemos buscando muitas certezas e não conseguimos tê-las, mas fugimos da única que temos, que é a morte. É certo a gente ignorar, deixar isso um pouco de lado, claro, senao não conseguimos viver. Mas que a é ironico, é!
Entao... eu concordo que temos que viver cada dia com intensidade, temos que aproveitar, amar, sermos felizes, pois não sabemos quando pode ser a última vez para fazermos tantas coisas que amamos. O certo é dar valor a cada dia como se fosse o último, pq um dia vai ser. Mas, por outro lado, não necessariamente o ultimo dia será hoje ou amanhã, e entao a gente tem que pensar nessa vida que temos aqui tb, temos que pensar em estabilidade financeira, em sucesso, em nos darmos bem na vida, seja lá o que aconteça com tudo isso em algum outro plano, nós precisamos disso aqui. Todo mundo tem algum objetivo e procura alcançá-lo nessa vida. E a minha conhecida ambivalência entra aí mais uma vez: por um lado, a sede de viver e ser feliz hoje, pois pode ser o ultimo dia, por outro, a necessidade de plantar coisas no hoje para poder colher no amanhã, mesmo que tenhamos que renunciar a certas alegrias no hoje.
As duas coisas fazem sentido, mas, infelizmente, as vezes é difícil conciliar as duas. No meu caso atual, por exemplo, é. Às vezes, me sinto mto triste aqui e sozinha e, se for pensar, às vezes vou apenas “levando” vida aqui, sem mtas alegrias, sem mtas coisas que realmente me despertem alegria de viver. É como se eu esperasse pra ser feliz daqui a pouco, pq sei que minha alegria está onde está quem eu amo. Por outro lado, estou vivendo uma experiencia importante pra minha vida, pro meu amadurecimento e, provavelmente, pra minha carreira no futuro. Pode me acrescentar mtos ganhos psicológicos e me ajudar no sucesso, na estabilidade financeira, no conhecimento de uma nova cultura e língua, etc. Isso não é uma certeza, mas é pelo menos o que todos pensam qdo dizem o qto é importante morar no exterior.
Aí me pego no dilema entre querer viver pra valer a cada dia e esperar p/ colher no futuro o que planto hoje, com certa dificuldade. Não acho q isso tenha pouca importancia, isso me faz pensar mto.. e, se to aqui até agora, é pq deixo o lado racional do meu futuro nessa vida terrena dominar, pq se fosse pensar só no que meu coração sente eu estaria onde meu coração está, que, definitivamente, não é aqui. Até poderia ser aqui ou qualquer lugar, se fosse perto dos que amo. Estou ainda pretendendo viver um dia de cada vez, sei que posso ter alegrias por aqui tb, que posso me divertir, mas estou me referindo a um sentimento profundo de felicidade, de se sentir completa, cheia de amor e de tudo. Aliás, coisa que provavelmente eu não teria no Brasil se nunca tivesse vindo pra cá, e que posso valorizar mto mais agora.
Hoje começo a entender melhor o significado de “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorgeiam não gorgeiam como lá”. Sei que essa experiencia, se parasse aqui, já teria de qualquer forma valido algo. Pq eu sou um tipo de pessoa que não consegue ficar com dúvidas na cabeça, sem ir atrás de tentar. Se me surgiu a vontade de vir, eu tinha que vir. Sei que teria me arrependido se não tivesse tentado, sei que estaria no Brasil pensando “nossa, mas poderia ter sido tao bom se eu estivesse ido...”. Não quero ter esse tipo de dúvida, eu vim, aqui estou, e mesmo que essa viagem não valesse pra mais nada, já valeria pra isso. Quero ser uma pessoa adulta esclarecida, escolher o que quero pra mim sem ficar pensando que poderia ter sido melhor se fosse diferente. De qualquer forma, sei q essa viagem não vale só pra isso, e é por isso que ainda to aqui, atrás de o que mais ela pode me oferecer. Mas a ambivalencia é, sim, mto grande.
Vou deixar os outros assuntos mais concretos para algum outro post, pois acho que eles não cabem aqui agora, assim como não cabem na minha cabeça, que nesse momento está “devaneante”, mais uma vez, exista ou não essa palavra. De qualquer forma, são apenas palavras, e eu estou tentando transcrever sentimentos.
Só mais uma coisa... qdo leio algo sobre algo que faz sentido na minha vida, encontro algo, além das pessoas que amo, que sei que está escondido e que me faz falta, que é meu gosto pela música. É algo que me faz me sentir mais completa, mas andei deixando isso de lado por mts traumas inconscientes, talvez, e não sei mto bem o que quero com isso agora. Sem grandes pretensões, nem desejo de fama, mas acho q, qd nascemos com certo dom, tem algum motivo maior e isso costuma fazer a gente se sentir mais cheio de vida. A falta disso faz a gente sentir a vida mais sem graça...
Mtas reflexões... tenham uma boa semana.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Duas observações:

    1) Tá parecendo a sua mãe nessa foto. MUITO MESMO!!!

    2) Que delícia ter novamente meu nome nos seus posts, e não sabia que através do e-m ail surgiram tantas reflexões... QUE BOM!!!!!!

    Entendi sua ambivalência e realmente, é razão e emoção... sempre andando juntas!
    Deixo para escrever mais em nossos e-mails.

    Sempre sempre com orgulho de você!!!
    Já te sinto mais madura, mais MULHER...

    BJO GRANDE! TE AMO

    ResponderExcluir
  3. oi amor, qta. filosofia!!!ejhehehehe
    Isso mesmo vai escrevendo e desabafando.´
    Ótimo que vc falou com michael e até chorou!.....rs
    assim as coisas vão se resolvendo melhor. Nada como uma boa prosa.
    A Ro tá louca para ir a NYC, vou ver se ela vai para encontrar vc.
    bjssssssssss
    te amo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo filha!!!!! é isso mesmo, sua terra tem palmeiras.... e vc sabe que nelas cantam os sabiás, maravilha, um dia de cada vez... e lembre-se... "Uma grande caminhada começa com o primeiro passo!!!! bjs te amo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Paula...sinto vc mto madura... esses sentimentos são normais e os questionamentos tb e com isso vc vai se tornando ... UMA MULHER DE FIBRA .... li um livro com esse titulo ... Fiquei me questionando na época se
    eu era... não sei ... vc é PARABÉNS!!! bjs te
    amo

    ResponderExcluir
  6. minha linda...minha irmãzinha ta um mulherão hein...em tds os sentidos...
    eu acho q agente tem de viver sim um dia de cada vez,fazer valer a pena e jamais deixar de pensar no futuro,é velho porem realmente "colhemos o que plantamos"...sabe porpitha ja deixei de tomar varias decisões em minha vida,por achar q o momento q eu estava passando fosse mais importante q td ou q seria eterno e posso te falar c convicção q acabei ficando por varias vezes numa mesmice q hj me cobro mto,por ter tido a opurtunidade de ter feito diferente e ñ o fazer...como ja te disse,sei da sua dificuldade mais se doe mais,e ñ q tenha q levar ai esperando o dia de "voltar a ser feliz"pq vc pode sim e mto ser feliz ai,mesmo c a saudade,ela só reforça os sentimentos bons e gostosos q vc tem...eu tenho certeza q vc ai ainda pode ter grande fortes,unicas e inesqueciveis experiências ,é só vc se permitir...to amando suas "filosofias evolutivas"...continue desabafando é sempre mto bom..
    ah...acho q a moirinha ta coberta de razão,aleas acho q vc começar a trocar uns e mais c ela hehe...
    se cuida mulherão...sabe q vc ta uma pinha hein...rachando de boa uahsuahsua
    amo mto mto mto
    bjks

    ResponderExcluir
  7. Prá começar não posso deixar de comentar aqui o comentário de sua irmã,fico feliz de ver o crescimento q ela teve através do que diz a vc..sei que me entende.
    Começo a ler seu post e qdo fala de sua partida lembro de uma música de Oswaldo Monte Negro. "Estrada Nova" Diz: Eu conheço o medo de ir embora...eu tbem conheço rs..depois pesquise.Eu não odiei NY mas esperava mais,eu vinha do Canadá e tinha outra referência e vc tinha sua referência focada em outro sentimento...e viu um lado que é tbem de NY, mas tem sua beleza claro, sempre os dois lados..e vc ainda não pode ver o melhor lado. Mas tem tempo, aproveite!Eu adoro a NY Paulistana rs..Av Paulista e sei que vc tbém gosta!
    Amante.. aproveitando a letrinhas da Moira rs, sim a gente deve amar , ser amante da vida , nos amar acima de tudo.Vc já tem pessoas que ama de alguma maneira por aí..o bebê por ex. , vejo seu afeto com ele nas fotos. E vai amar muito mais...vc tem amor e ele vai pra onde vc for.A gente não renuncia alegria, adia, se tiver que ser , será...foi o que aconteceu, pense nisto! Mas outras estão do seu lado para vc ver, precisa estar atenta para ver...sempre!
    Você fez a escolha de ir , plantou e esta no meio de um grande colheita, e tem que ja tá pensando e plantando a próxima..pense nisto tbém.Quando vc resolveu viajar, estava decida, eu tive medo, te questionei , tentei te fazer desistir...vc lembra o que vc me disse? Creio que sim e estou aqui hj forte pq eu senti que vc fez a escolha e que sabia dos preços e eu to pagando junto com vc( de algumas formas só rs), mas firme e confiante , sei que realmente vc estava certa, apesar de vc hj não ter esta certeza..
    Quando a gente fica longe do nosso país e o amamos, sentimos falta e valorizamos ainda mais.Somós de um lugar MARAVILHOSO e que bom que vc está sem ver as Palmeiras por escolha e não por exílio, como foi o caso do poeta.
    Viva intensamente este seu momento, prá um dia vc não pensar que deixou de fazer coisas por um sentimento bobo..bobo pq te impediu, se impedir.A gente precisa cindir...separar as coisas prá viver bem, senão elouquecemos ou não desfrutamos o que a vida esta nos servindo no momento! Eu sempre faço isto, vc sabe e se não sabe, te conte agora rs...é por isto que sou forte...sei separar e viver um momento de cada vez.Vc é minha filha e sei que tem muito de mim e qdo te elogio parece um auto-elogio rsrss, mas tenho defeito tbém viu, assim como vc rs..Mas to sempre procurando melhorar prá fazer um MUNDO MELHOR rs..acho que devia postar esta sua canção aqui .Qto a música sempre soube que isto é um dom seu e que isto vai ser retomado por vc, na hora certa.
    Quanto aos traumas...não foram nada incoscientes rs...mas foram sim confusos e uma certa culpa que vc nunca teve ,pode ter pesado.
    Enfim como diz Clarisse Lispector...Não se preocupe em entender( o resto esqueci mas é interessante e pertinente rss)
    Vc sabe que aprendi a viver distante e me fortalecer com as dificuldades, jamais entristecer e amargar , apesar de momentos ruins, pq quem ama não amarga!Então meu bebe, ame muiiiiiiiito , não importa a distância, tudo pode estar perto de vc , basta vc acreditar! Atraia coisas boas , vc pode!
    Fico feliz de saber que vc tá melhor e com o sol , a temperatura mudando pra calor vai ficar ainda melhor
    Beijos
    TE AMO

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulinha,
    não tem mais post para colocar??
    Vc viu só os comentários da minha cumadinha?????
    Ela fala bem, aliás escreve.....ehehehehehe
    amoreco, mande noticias
    bjkssssssss
    teamoteamoteamo

    ResponderExcluir
  9. "Não se preocupe em entender,viver ultrapassa todo entendimento" essa era a frase q sua mãe começou e não terminou hehehehe!
    Paulete meu amor, sempre com suas belas filosofias de vida!! Até me deu um aperto no peito aqui lendo esse seu post sabe .. lembra quantas e quantas vezes a gente ja nao passou horas conversando sobre esses assuntos, de onde viemos, para onde vamos, como tudo começou ... ? Não gosto nem de ficar pensando muito nessas coisas, pq vem um vazio aqui dentro.. ficar pensando, a gente ta aqui nessa vida pra que afinal ? O que vamos levar de bom? Pra que lugar? Quando? Será ? Aaaaaaa loucura loucura ... hehehe
    Mas bom, concordo com os clichês, sempre falam o que deveria ser feito... mas a gente sabe q na prática tudo se torna mais difícil.. eu sei q os dias não são todos maravilha, q nem sempre vamos estar felizes, que por mais q a gente sabe de uma coisa q é melhor pra gente .. pros sentimentos ... a gnte não pode controlar oq se passa dentro da gente! Eu tento me colocar em seu lugar as vezes sabe, e da uma sensação mto estranha.. fexo o olho e tento imaginar, longe de todo mundo sem poder ter o calor por perto de abraçar as pessoas q ama, pra se aconchegar, tendo q ter suas responsabilidades por ai de trabalho, que sei q não deve ser nenhum pouco fácil.. as saudades de todos, amigos, e mais ainda do namorado ... AI, eu paro e penso ... como a Paula ta sendo uma pessoa forte.. aquela menina com toda aquela fragilidade.. mas vejo q só aparentemente! Pode ter certeza q nós todos aqui ja admiramos vc pelos passos que vc já deu, e sei que vamos nos admirar mais ainda!
    Quanto ao "amante" da vida hehehe, gostei, com certeza temos que ter aquela coisa q nos faça sentir vivos .. amantes da vida .. amantes do amor, amantes da música!!Aproveitando a música, eu acho q eu sei do q vc ta falando, claro q não se compara vc a mim hsaushuashuas mas eu sempre gostei de musica.. vejo como uma coisa q toca a alma, um sentido pra vida, uma coisa fascinante! Várias vezes quando toco agm coisa ou canto agm coisa .. sinto melhor, como se um peso saisse de mim... ai vejo o sentido da frase "quem canta os males espanta"! ahahaha e não importa o que os outros acham, pensam, e nem das experiencias passadas se foram ruins, oq importa é vc fazer aquilo que gosta, pra se sentir bem, pra colocar o sentimento em libertação, se expressar ... os pintores se expressam pelas telas .. e os cantores pelas músicas, com toda a emoção, sentir a música em sua mais pura essência... isso pra mim é dar mais sentido a vida!!
    Imagino a barra q é sentir tudo q vc sente e passa por ai .. veja, eu digo IMAGINO, pq na veradade eu nao sinto, mas posso imaginar... penso q deve ser mais do q eu possa imaginar...Também concordo que a gente deve viver intensamente os nosso dias, mas não é simples assim como nas palavras, os sentimentos ultrapassam qq explicação de meras palavras, creio q nunca a gente vai conseguir expor em palavras toda a intensidade do que nós sentimos...
    Eu axo q não é ruim a tristeza .. e axo q vc tbm não, mesmo pq com ela a gente aprende a dar valor nas pequenas coisas q a gente tinha q nos faziam felizes, mesmo sem a gente saber q faziam .. mas tbm axo q a felicidade pode ser alcançada quando a gente busca por ela, mesmo em situações bem difíceis como a q vc ta passando, mesmo q seja um curto momento..
    Lembra daquela parte de um poema "Desonfie do destino e aredite em vc.Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando,porque embora quem quase morreu ainda vive, quem quase vive já morreu" , então minha quirida, nao viva uma quase vida!! Sei q a gente tem muito oq viver ainda.. aproveitar, zuar, curtir, sei que Deus reserva muitas coisas boas pra nós!!
    Que bom q v sentiu vontade de ir pra ai e foi! Realmente se estivesse aqui, estaria pensando que queria ter ido ... cada escolha é uma renuncia ... e é escolhendo e renunciando q vamos sentir oq realmente importa.. tem q dar a cara pra bater... afinal, como a gente não sabe pra onde vamos depois daqui, oq temos aqui temos q aproveitar não é não ??
    Bom, vou ficando por aqui ...
    Se cuida sempre viu bebe ??
    Te amooo mto!!
    E vamo que vamo hein!!
    ♥♥♥♥

    ResponderExcluir